Alimentação e Yoga

A principal fonte de energia do nosso corpo e mente vem do alimento. Se o alimento é fonte de energia não há como dissociar a qualidade e o tipo de alimento ao estado do corpo, emocional e, consequentemente, mental.

Diversos estudos da moderna ciência dos alimentos relacionam a dieta alimentar com problemas de saúde, sobretudo, com a saúde mental. É notório que determinados alimentos funcionam como gatilhos para crises de enxaqueca, confusão mental, baixa concentração, ou contribuem para o agravamento de questões como depressão,  síndrome do pânico, alzheimer, entre outros. Duvida? Basta realizar uma rápida busca nas plataformas de artigos científicos para observar a quantidade de artigos sobre o tema. As orientações de tratamentos cada vez mais associam atividades físicas e nutrição como pilares fundamentais para amortizar os sintomas ou até mesmo reduzir comorbidades.

Na filosofia yoga a alimentação sempre foi central para a prática e o alcance de determinados estados mentais. Uso de determinados alimentos, práticas alimentares, elixires, práticas de jejuns, etc. Os textos sagrados que embasam o yoga orientam como deve ser a alimentação do praticante ou yogui. Os gurus e professores são mestres das ciências alimentares ao indicarem e observarem a alimentação de seus alunos / discípulos. O Bhagavad Gita, texto filosófico onde Krishna explica ao guerreiro Arjuna os segredos da vida, divide os alimentos de acordo com a qualidade ou característica que produzem na mente. Os alimentos sattvicos  (pureza, equilíbrio e espiritualidade) promovem longevidade, leveza, vitalidade, saúde, alegria e uma fome saudável: frutas, legumes, verduras, leite e derivados orgânicos, ghee (manteiga clarificada), mel, tâmaras, castanhas e nozes (dieta lacto vegetariana).

A despeito do que consta nas escrituras, tais correlações são facilmente constatadas a medida em que o estudante intensifica sua prática tornando-a diária e introduz retiros durante o ano. A observação gradual da relação entre o que se come e os resultados da prática é uma das primeiras grandes lições advindas dessa filosofia, pois o aprendizado vem por meio da experimentação no próprio corpo. É uma reconexão entre partes que estavam separadas e desconexas – corpo, emoções e mente!

Implica em uma das grandes mudanças estruturais na vida do indivíduo que ocorrerá por meio de um intenso processo de purificação corporal, emocional e mental decorrente de uma prática cotidiana. Esse caminhar gradual levará a um diferente olhar sobre o papel da alimentação na vida. É um ressignificar do que é o alimento, qual o papel da alimentação e como deve ser feita. Um processo que se dá por meio da experimentação no próprio corpo. A depender do alimento o corpo pesa, a mente torna-se letárgica, a prática não funciona, o corpo dói (e como dói), a leveza desaparece. E tudo isso é constatado pela simples observação cotidiana entre o que se coloca na boca e o que acontece com seu corpo e mente. Não é preciso dizer, ler ou estudar, é preciso sentir e observar.

Este caminhar da interligação entre alimento – corpo, mente e emoções que vem com a prática amplia a consciência sobre o alimento que se ingere. E a beleza desse processo é a liberdade pelo qual é feito; Porque a consciência sobre suas escolhas não se constrói por proibições ou deveres, mas pela aquisição de uma qualidade fundamental: viveka (discernimento). Não basta compreender o que é bom ou ruim, é preciso sentir no corpo, no campo das emoções e na mente. É só por meio dessa experiência estruturada por estes três eixos que é possível construir e modificar hábitos alimentares culturalmente arraigados. Por isso, é tão importante praticar, praticar e praticar, pois é através desse hábito que o nosso inconsciente (falarei sobre isso outros dia) se molda e a necessidade de novos alimentos se solidifica em nosso corpo e mente.

ba4ab4de36a76a1421044e5f23a222fc

Annapurna – Deusa da nutrição e fertilidade

2 thoughts on “Alimentação e Yoga

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: