Sobre mim

Insatisfação, ausência de sentido da vida, confusão mental, sofrimento, estresse e mais estresse. As razões que me fizeram buscar o yoga foram difusas, mas legítimas. Havia um ponto de interrogação que mal reconhecia, mas estava lá: afinal, o que faço nessa vida e qual o seu sentido?

Meu primeiro contato foi em 2000. Embora sem saber ao certo sobre o que se tratava, havia uma curiosidade em torno da  palavra Yoga.

Em 2007, em um momento de fissura na vida, fui parar no Shiva Shankara Centro de Yoga, de onde nunca mais saí. Com meu professor Charles, iniciei uma profunda jornada no universo do Hatha Yoga e Advaita Vedanta. Após dois anos, fui iniciada na técnica do Mantra Yoga Meditação, fundada pelo mestre espiritual Swami Guru Devanad Saraswati.

Incentivada por meu professor, embora não acreditasse que esse seria meu caminho atual, em 2011, concluí meu primeiro curso de formação de professor (TTC – Teacher Traininig Course) no Sivananda Yoga Vedanta Ashram, localizado em Catskills Mountain no estado de Nova York. Local onde residi e ministrei aulas.

Em 2018, viajei para India onde peregrinei a parte sul do país e tive a oportunidade de aprofundar meus estudos filosóficos e práticas de Hatha Yoga e Ashtanga Vinyasa Yoga. Nessa mesma viagem, que durou três meses, obtive bênçãos diretas do Svami Avimuktesvarananda Sarasvati, da linhagem direta de Sri Adi Shankaracarya de Jyotir Math, em Varanasi, para iniciar e conduzir os ensinamentos do hatha yoga no Brasil e no mundo.

Em 2019, concluí o Sadhana Intensivo do Shiva Shankara Ashram em Teresópolis – Rio de Janeiro – com especial foco nos estudos do Yoga Sutra de Patanjali, Gheranda Samhita (asana, kriya, mudra, bandha, pranayama, dhyana), mantra sadhana, introdução ao Bhagavad Gita, introdução aos Upanishads.

—————————————–

De 2000 até os dias de hoje, olho para trás e vejo, tem sido uma longa jornada profunda de olhar para mim e entender quem realmente eu sou e o sentido da minha caminhada;

Um percurso com muitas revoluções internas e silenciosas, por vezes nem tão silenciosas. Foi um processo de contínua ruptura, novas descobertas e possibilidades.

O yoga, com todo seu sistema integrado, me possibilitou compreender o real sentido da vida e o meu propósito nessa jornada.  Através dos pilares Corpo, Mente e Espiritualidade, descobri um caminho de auto cuidado, de amor, de ampliação da consciência e de real compreensão sobre a existência jamais imaginado.

Morri e renasci das cinzas diversas vezes. Desdobrei-me e torci nunca como antes para entender que sou muito além do que o que me define.

Foi nesse caminhar que me encontro hoje aqui, no papel de professora de yoga, antropóloga e educadora, expandindo a minha consciência e de quem estiver a minha volta.

Procuro transmitir toda a tradição milenar do yoga com total devoção aos meus professores, mestres e gurus que antes da minha existência repassam os ensinamentos numa linhagem ininterrupta de continuidade com a sabedoria suprema em prol da nossa evolução individual e coletiva da humanidade.

Um mundo mais justo, humano, solidário e pacífico começa a partir da mudança em nós mesmos.

Sejamos a mudança que desejamos ver no mundo.

Om Hari Om Tat Sat!

Namastê!

Alessandra Oberling

%d bloggers like this: